#WORDDAY 2023 WEBINAR EM PORTUGUÊS
O evento vai decorrer em ambiente fechado, ou seja, obriga a inscrição prévia.
Este ano voltámos a organizar o Campo Educativo ANDAI. Foi muito especial e emotivo por vários motivos.
Primeiro, pelo facto de termos tido cinco novos participantes e tudo o que isso implica. Gerir as suas emoções e as dos pais à distância. Depois tivemos a despedida de quem já com 17 anos atingiu o limite de idade, e a despedida foi tão difícil e chorosa, porque os anos vividos na Quinta da Escola com a ANDAI foram experiências fortes no coração e na coragem de encarar o resto do ano! A vós fica o desafio de se juntarem a outros jovens, que em regime de voluntariado estão a ajudar a ANDAI a criar iniciativas para os mais pequenos. Um forte agradecimento por terem ensinado a ANDAI a criar espaço para vós.
A todos os pais um grande bem-haja por acreditarem e confiarem no nosso trabalho!
O Campo educativo 2022 foi também especial porque a equipa de voluntários foi completamente renovada. Novos profissionais de saúde que, em contexto real, aplicaram os seus conhecimentos e nos apoiaram e tornaram esta jornada possível. Queremos agradecer a todas as internas presentes e aos centros de referência da consulta de reumatologia pediátrica que fazem questão de nos apoiar: à Ana Rita Lopes Dra. - Hospital de Santa Maria; Catarina Morais, Dra. – Hospital de São João; Laura Gago, Dra. – Egas Moniz; Ana Beatriz Vaz, Dra. e Joana Vasconcelos, Dra. – Hospital D. Estefânia. Um agradecimento especial à Filipa Oliveira Ramos, Dra. responsável pela orientação técnica aos profissionais de saúde.
A todas, o nosso reconhecimento pelo desempenho dedicado em regime de voluntariado.
A ANDAI teve o privilégio de contar com a colaboração da Bruna Correia, uma jovem, associada e voluntária da ANDAI, que se encontra a estudar enfermagem. A presença da Bruna nesta semana foi muito especial porque tendo participado em edições anteriores do nosso campo enquanto criança, e tendo a vivência de lidar com uma doença reumática, teve as competências necessárias para apoiar e dar ombro amigo às nossas crianças e jovens. Reconhecemos nela capacidade de representação institucional, espírito de ajuda e empatia para com os nossos “miúdos”. Bom discernimento em contexto social e facilidade de adaptação ao grupo e às situações e boa capacidade de decisão quando foi preciso.
Por tudo isso, um grande bem-haja e que possamos contar com a tua magia e talento noutras edições.
Agradecimento especial à Quinta da Escola e aos seus monitores por nos receberem tão bem e com tanto carinho e magia!
Por último, queremos agradecer à MEDAC pelo apoio monetário para que este Campo Educativo tenha o seu lugar todos os anos nas atividades programadas da ANDAI, mesmo em tempos de pandemia. Por acreditarem sempre na equipa da ANDAI.
Ana Pais - ANDAI
Uma em Mil – Vamos descobrir o que significa?
Decorreu no dia 19 de Março o II Fórum de Apoio às Famílias ANDAI, que foi criado para promover a literacia em saúde das famílias que lidam com o diagnóstico de uma doença reumática de um filho.
Assista aqui a este evento que foi criado para SI!
https://www.facebook.com/events/5017066551683727
Coloque as suas dúvidas adicionais através do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou contacte-nos pelo +351 924 789 689 ou pelo +351 213 520 945.
Os nossos agradecimentos à Novartis e à Medac pelo apoio para realização deste FORUM.
A ANDAI iniciou a publicação de uma Newsletter com o objectivo de partilhar Actividades, Eventos e Informações relacionadas com as Doenças Reumáticas na Infância e Adolescência. Para subscrever utilize o QRCde ou clique aqui. |
Ajude a sua associação sem custos acrescidos!
O Estado permite que 0,5% do imposto liquidado reverta a favor de uma instituição de apoio social e humanitário.
Isto significa que 0,5% do imposto que paga ao Estado pode reverter a favor da ANDAI!
Para isso, basta preencher 503555908, no modelo 3, campo 11 , da sua declaração de IRS.
O departamento de Pediatria do Centro Hospitalar de Lisboa Norte partilhou um folheto informativo para pais e cuidadores de doentes crónicos no contexto da pandemia de COVID - 19.
Aceda à informação clicando na imagem abaixo.
Para desmistificar a noção errada de que as doenças reumáticas ocorrem somente na população mais envelhecida e debater estas patologias na infância, inclusive no contexto de pandemia em que vivemos, a Associação Nacional de Doentes com Artrites e Reumatismos da Infância (ANDAI), em parceria com o jornal Raio-X, vai promover um webinar, no dia 29 de maio, pelas 21.00 horas, com o apoio da Novartis. A transmissão será feita em direto na página de Facebook da ANDAI, com partilha na página do Raio-X. |
|
Nesta sessão vão participar
|
A ANDAI estabeleceu uma parceria com a Viseiras.store.
Os seus associados podem beneficiar de um desconto de 0,50€ na compra de Viseira Confort - Criança na loja online.
A loja online viseiras.store comercializa viseiras com autorização certificada pela ASAE, produzidas por uma fábrica têxtil situada no Norte.
Caro associado para obter o seu código promocional por favor contacte-nos através de Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou através de mensagem do Facebook.
Nota:
O uso de viseira não invalida ter em consideração as normas de segurança da DGS.
|
Qualquer doença crónica numa criança terá repercussões importantes em toda a estrutura familiar, transformando-se numa "doença de família".
É natural que se instalem, sentimentos de ansiedade, revolta, medo do futuro, cansaço e desalento. A incapacidade para lidar com uma situação nova que normalmente é muito exigente, afecta as relações familiares, quer entre irmãos, entre pais e filhos ou mesmo entre os cônjuges
O diálogo aberto entre os vários elementos da família, a procura de informação, a ajuda de profissionais e o contacto com outras famílias e/ou doentes para partilha de experiências e vivências são alguns dos meios a que a família pode recorrer para conseguir restabelecer um novo equilíbrio, que ajude também o doente, não comprometendo o tratamento ou a evolução positiva também a nível emocional e psicológico do doente.
Os pais não se devem culpabilizar pela doença reumática, devendo antes disponibilizar-se, com a ajuda dos restantes familiares, para o apoio global a dar ao seu filho em vários aspectos: emocional, nas actividades de vida diária e física, escolar e integração social.
Por outro lado é muito importante que os pais e familiares compreendam a necessidade de tratar estas crianças sem “super protecção” ou mimo excessivo. Pelo contrário, o incentivo à autonomia, ao desenvolvimento das suas capacidades e á aprendizagem de uma auto-gestão da sua doença, são atitudes fundamentais por parte dos educadores.
Uma educação/informação adequada a cada idade, acerca da doença e do que se está a passar na vida da criança, são também aconselhadas, de modo a desmitificar medos e preconceitos e a minimizar as dificuldades de integração do doente.
Esta informação/educação começa no doente e deve estender-se aos familiares , amigos e profissionais que lidam de perto com a situação, de modo a que todos construam uma teia de suporte e integração adequada.
Por vezes os adultos pensam que as crianças são demasiado jovens para entender ou não querem contar o que se passa com medo de causar preocupações desnecessárias. mas é bom educar as crianças sobre a sua doença.
Se não lhes for explicado convenientemente, elas podem preocupar-se de forma errada Às vezes, as crianças acreditam que são elas que causaram a doença, por algum ato do qual nem sequer estão conscientes.
A sua imaginação é muito ativa. Se não perguntarmos o que eles sentem ou pensam, eles podem não nos dizer. Se explicarmos, a um nível que eles possam entender, os seus medos e preocupações podem ser aliviados.
Converse com a criança/jovem, explique que ter a doença não é culpa de ninguém, nem uma “punição” (algumas crianças acreditam que a doença é um castigo por algo que fizeram).
Esteja disponível para ouvi-la sobre os seus medos, dificuldades ou revoltas.
Ajude-a a compreender o que se passa, a lutar pelos seus objectivos, a ser responsável e independente.
Não a vitimize nem a deixe “ter pena de si própria”.
Ensine-lhe que ela é muito mais do que uma doença!
Ajude a sua associação sem custos acrescidos!
O Estado permite que 0,5% do imposto liquidado reverta a favor de uma instituição de apoio social e humanitário.
Isto significa que 0,5% do imposto que paga ao Estado pode reverter a favor da ANDAI!
Para isso,, basta preencher 503555908, no modelo 3, campo 11 , da sua declaração de IRS.
No âmbito do Dia Mundial das Doenças Reumaticas na Infância - 18 Março, a ANDAI criou atividade lúdica para os mais pequenos.
Para o dia 20/03, pelas 16h:30, propomos uma atividade que alia a literatura infantil às posturas de animais ou elementos da natureza presentes nas histórias.
As crianças e suas famílias terão oportunidade de experienciar as história do livro com o seu próprio corpo.
Existirá um momento de aquecimento, desenvolvimento da história e um momento final de relaxamento.
A história escolhida é da «Berta tinha um sonho! Sonhava que um dia poderia saltar tão alto e rodopiar tão elegantemente como uma verdadeira bailarina.
Esta atividade destina-se a crianças com idades compreendidas entre os 2 e os 8 anos. As inscrições devem ser feitas para o e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. com identificação do nome, idade e nº associado.
Alertamos para vagas limitadas.
A Ordem dos Médicos e a Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares, em parceria com a Roche, criaram o movimento Saúde em Dia, que pretende alertar para a importância de não mascarar sintomas e de não adiar visitas ao médico perante sinais de alerta.
É fundamental manter a sua saúde sob vigilância. Quando necessário, consulte o seu médico. Tenha atenção a sintomas, continue a fazer tratamentos e não adie exames necessários.
Não mascare a sua saúde!
Aceda à informação em http://www.saudeemdia.pt/.
Nos dias 25, 26 de novembro e 3 de dezembro vão realizar-se as XVII Jornadas Internacionais de Reumatologia Pediátrica no âmbito Digital.
Como sessão de antecipação destas jornadas, assista AQUI ao "live" com o Dr. J. A. Melo Gomes enquanto presidente das mesmas, e fique a saber os principais temas deste evento e do Estado da Arte da Reumatologia Pediátrica em Portugal.
Na sequência da situação de emergência de saúde pública e das medidas excecionais e temporárias relativas à situação epidemiológica do novo Coronavírus - COVID 19, estabelecidas pelo Decreto-Lei n.º 10-A/2020, de 13 de março, nomeadamente ao abrigo do artigo 18.º e dos prazos de realização de assembleias gerais, fica sem efeito a convocatória para a Assembleia Geral Ordinária, para o dia 21 de março de 2020, suspendendo-se assim a sua realização.
A nova convocatória para a Assembleia Geral estará dependente da evolução da situação a nível nacional