#WORDDAY 2023 WEBINAR EM PORTUGUÊS

 
EMAIL_Programa Webinar SPRP_ANDAI_.jpg
 
Aproxima-se mais um #Wordday! Uma iniciativa mundial que foi criada para sensibilizar para as doenças reumáticas da infância.
Em Portugal, esta efeméride é assinalada no dia 18 de março pela ANDAI e pela Sociedade Portuguesa Reumatologia Pediátrica.
 
Nesse âmbito, foi criado um evento online com o objectivo de promover a literacia em saúde das famílias e profissionais de saúde.
A primeira parte vai ser dedicada aos profissionais de saúde (Pediatras, Reumatologistas, Médicos de Medicina Geral e Familiar, Médicos de Medicina Física e Reabilitação, Internos/residentes) com o tema:
Quando suspeitar de doença reumática numa criança/adolescente e quando referenciar?
 
A segunda parte foi pensada para famílias, doentes, e outras associações de doentes, com o tema: Viver com uma doença reumática juvenil !

O evento vai decorrer em ambiente fechado, ou seja, obriga a inscrição prévia.
A inscrição é gratuita mas obrigatória aqui ????????

Imprimir

Campo Educativo ANDAI - O Regresso

agradecimento.jpeg

Este ano voltámos a organizar o Campo Educativo ANDAI. Foi muito especial e emotivo por vários motivos.

Primeiro, pelo facto de termos tido cinco novos participantes e tudo o que isso implica. Gerir as suas emoções e as dos pais à distância. Depois tivemos a despedida de quem já com 17 anos atingiu o limite de idade, e a despedida foi tão difícil e chorosa, porque os anos vividos na Quinta da Escola com a ANDAI foram experiências fortes no coração e na coragem de encarar o resto do ano! A vós fica o desafio de se juntarem a outros jovens, que em regime de voluntariado estão a ajudar a ANDAI a criar iniciativas para os mais pequenos. Um forte agradecimento por terem ensinado a ANDAI a criar espaço para vós.

A todos os pais um grande bem-haja por acreditarem e confiarem no nosso trabalho!

O Campo educativo 2022 foi também especial porque a equipa de voluntários foi completamente renovada. Novos profissionais de saúde que, em contexto real, aplicaram os seus conhecimentos e nos apoiaram e tornaram esta jornada possível. Queremos agradecer a todas as internas presentes e aos centros de referência da consulta de reumatologia pediátrica que fazem questão de nos apoiar: à Ana Rita Lopes Dra. - Hospital de Santa Maria; Catarina Morais, Dra. – Hospital de São João; Laura Gago, Dra. – Egas Moniz; Ana Beatriz Vaz, Dra. e Joana Vasconcelos, Dra. – Hospital D. Estefânia. Um agradecimento especial à Filipa Oliveira Ramos, Dra. responsável pela orientação técnica aos profissionais de saúde.

A todas, o nosso reconhecimento pelo desempenho dedicado em regime de voluntariado.

A ANDAI teve o privilégio de contar com a colaboração da Bruna Correia, uma jovem, associada e voluntária da ANDAI, que se encontra a estudar enfermagem. A presença da Bruna nesta semana foi muito especial porque tendo participado em edições anteriores do nosso campo enquanto criança, e tendo a vivência de lidar com uma doença reumática, teve as competências necessárias para apoiar e dar ombro amigo às nossas crianças e jovens. Reconhecemos nela capacidade de representação institucional, espírito de ajuda e empatia para com os nossos “miúdos”. Bom discernimento em contexto social e facilidade de adaptação ao grupo e às situações e boa capacidade de decisão quando foi preciso.

Por tudo isso, um grande bem-haja e que possamos contar com a tua magia e talento noutras edições.

Agradecimento especial à Quinta da Escola e aos seus monitores por nos receberem tão bem e com tanto carinho e magia!

Por último, queremos agradecer à MEDAC pelo apoio monetário para que este Campo Educativo tenha o seu lugar todos os anos nas atividades programadas da ANDAI, mesmo em tempos de pandemia. Por acreditarem sempre na equipa da ANDAI.

Ana Pais - ANDAI

Imprimir

II Fórum Nacional de Apoio às Famílias ANDAI

Uma em Mil – Vamos descobrir o que significa?

Decorreu no dia 19 de Março o II Fórum de Apoio às Famílias ANDAI, que foi criado para promover a literacia em saúde das famílias que lidam com o diagnóstico de uma doença reumática de um filho.

Assista aqui a este evento que foi criado para SI! 

https://www.facebook.com/events/5017066551683727 

Coloque as suas dúvidas adicionais através do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou contacte-nos pelo +351 924 789 689 ou pelo +351 213 520 945.

Os nossos agradecimentos à Novartis e à Medac pelo apoio para realização deste FORUM.

Imprimir

Newsletter ANDAI

 

 

A ANDAI iniciou a publicação de uma Newsletter com o objectivo de partilhar Actividades, Eventos e Informações relacionadas com as Doenças Reumáticas na Infância e Adolescência.

Para subscrever utilize o QRCde ou clique aqui.

 
Subscribe ANDAI Newsletter QR code 

Imprimir

IRS Solidário

     

irs 2018

  

Ajude a sua associação sem custos acrescidos!

O Estado permite que 0,5% do imposto liquidado reverta a favor de uma instituição de apoio social e humanitário.

Isto significa que 0,5% do imposto que paga ao Estado pode  reverter a favor da ANDAI! 

Para isso, basta preencher   503555908,   no modelo 3, campo 11 , da sua declaração de IRS.

 

 

Imprimir

I Fórum Nacional de Apoio às Famílias ANDAI

I FORUM ANDAI
 
 
 
O meu filho tem uma doença reumática. E agora?
Decorreu no dia 20 de Março o I Fórum de Apoio às Famílias ANDAI, que foi criado para promover a literacia em saúde das famílias que lidam com o diagnóstico de uma doença reumática de um filho.
Assista aqui a este evento que foi criado para SI! 
 
 
Coloque as suas dúvidas adicionais através do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou contacte-nos pelo +351 924 789 689 ou pelo +351 213 520 945.
 
 

Imprimir

Webinar Covid-19 e as Doenças Reumáticas da Infância

100728698_2896041953766390_473878009649037312_o.jpg

Para desmistificar a noção errada de que as doenças reumáticas ocorrem somente na população mais envelhecida e debater estas patologias na infância, inclusive no contexto de pandemia em que vivemos, a Associação Nacional de Doentes com Artrites e Reumatismos da Infância (ANDAI), em parceria com o jornal Raio-X, vai promover um webinar, no dia 29 de maio, pelas 21.00 horas, com o apoio da Novartis. A transmissão será feita em direto na página de Facebook da ANDAI, com partilha na página do Raio-X.

Nesta sessão vão participar

  • José Melo Gomes, reumatologista do IPR e fundador da ANDAI,
  • Filipa Oliveira Ramos, coordenadora da Unidade de Reumatologia Pediátrica do Hospital de Santa Maria,
  • Pedro Dias-Ferreira, psicólogo no Hospital de Santa Maria, e
  • Marta Conde, membro da direção da Secção de Reumatologia Pediátrica da Sociedade Portuguesa de Pediatria e Reumatologista Pediátrica no Hospital de D. Estefânia. 
Aceda ao webinar aqui.

Imprimir

Parcerias ANDAI

Imprimir

Lidar com a doença

Imprimir

Lidar com a AIJ

 criançasPor vezes os adultos pensam que as crianças são demasiado jovens para entender ou não querem contar o que se passa com medo de causar preocupações desnecessárias. mas é bom educar as crianças sobre a sua doença.

Se não lhes for explicado convenientemente, elas podem preocupar-se de forma errada Às vezes, as crianças acreditam que são elas que causaram a doença, por algum ato do qual nem sequer estão conscientes.

A sua imaginação é muito ativa. Se não perguntarmos o que eles sentem ou pensam, eles podem não nos dizer. Se explicarmos, a um nível que eles possam entender, os seus medos e preocupações podem ser aliviados.

Converse com a criança/jovem, explique que ter a doença não é culpa de ninguém, nem uma “punição” (algumas crianças acreditam que a doença é um castigo por algo que fizeram).

Esteja disponível para ouvi-la sobre os seus medos, dificuldades ou revoltas.

Ajude-a a compreender o que se passa, a lutar pelos seus objectivos, a ser responsável e independente.

Não a vitimize nem a deixe “ter pena de si própria”.

Ensine-lhe que ela é muito mais do que uma doença!

Imprimir

IRS Solidário

     

irs 2018

  

Ajude a sua associação sem custos acrescidos!

O Estado permite que 0,5% do imposto liquidado reverta a favor de uma instituição de apoio social e humanitário.

Isto significa que 0,5% do imposto que paga ao Estado pode  reverter a favor da ANDAI! 

Para isso,, basta preencher   503555908,   no modelo 3, campo 11 , da sua declaração de IRS.

 

 

Imprimir

Yoga para Crianças - Dia Mundial das Doenças Reumáticas na Infância

156730612_3671614786209099_3700265034754170977_o.jpg

 

No âmbito do Dia Mundial das Doenças Reumaticas na Infância - 18 Março, a ANDAI criou atividade lúdica para os mais pequenos.
Para o dia 20/03, pelas 16h:30, propomos uma atividade que alia a literatura infantil às posturas de animais ou elementos da natureza presentes nas histórias.
As crianças e suas famílias terão oportunidade de experienciar as história do livro com o seu próprio corpo.
Existirá um momento de aquecimento, desenvolvimento da história e um momento final de relaxamento.
A história escolhida é da «Berta tinha um sonho! Sonhava que um dia poderia saltar tão alto e rodopiar tão elegantemente como uma verdadeira bailarina.
Esta atividade destina-se a crianças com idades compreendidas entre os 2 e os 8 anos. As inscrições devem ser feitas para o e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. com identificação do nome, idade e nº associado.
Alertamos para vagas limitadas. 

Imprimir

Movimento Saúde em Dia

A Ordem dos Médicos e a Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares, em parceria com a Roche, criaram o movimento Saúde em Dia, que pretende alertar para a importância de não mascarar sintomas e de não adiar visitas ao médico perante sinais de alerta.

É fundamental manter a sua saúde sob vigilância. Quando necessário, consulte o seu médico. Tenha atenção a sintomas, continue a fazer tratamentos e não adie exames necessários.

Não mascare a sua saúde!

Aceda à informação em http://www.saudeemdia.pt/.

 

Imprimir

Relatórios relativos 2019

 

O relatório de contas relativo ao ano de 2019 pode ser consultado aqui.

O balancete relativo ao ano de 2019 pode ser consultado aqui.

O relatório de actividades relativo ao ano de 2019 pode ser consultado aqui.

 

Imprimir

Suspensão de Assembleia Geral Ordinária de 21 Março de 2020

Na sequência da situação de emergência de saúde pública e das medidas excecionais e temporárias relativas à situação epidemiológica do novo Coronavírus - COVID 19, estabelecidas pelo Decreto-Lei n.º 10-A/2020, de 13 de março, nomeadamente ao abrigo do artigo 18.º e dos prazos de  realização de assembleias gerais, fica sem efeito a convocatória para a Assembleia Geral Ordinária, para o dia 21 de março de 2020, suspendendo-se assim a sua realização.

A nova convocatória para a Assembleia Geral estará dependente da evolução da situação a nível nacional

Imprimir